Post by Luísa Vieira
IT Manager
Há algum tempo, eu tenho exercitado e colocado em prática algo que aprendi com o Professor Cláudio Queiroz e que valeu o meu MBA Executivo de Liderança e Gestão Organizacional, em 2015: "INTERROMPER PADRÕES NEGATIVOS". Vou dar alguns exemplos: Sabe o ditado: "Achado não é roubado, quem perdeu é relachado"? Será mesmo?! O quão esta conduta põe à prova o caráter de alguém? E o outro que diz: "Tem que saber dançar conforme a música". Pode até ser, desde que o ritmo não conflite com os meus valores. E as fofocas e as falácias, que levam ao julgamento e por vezes, à conclusões equivocadas?! Hoje não perco o meu tempo com isso e sei sair com classe de discussões que não edificam o meio em que estou. Acredito ser verdadeira a frase que diz: "Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo". Neste sentido, cada vez mais estou buscando um grau de tecnicidade na minha jornada profissional, para quando eu precisar ser crítica, que eu saiba apontar o processo, o fato ocorrido e jamais as pessoas. Sou muito consciente de que devo sempre agir com respeito, leveza e ter no coração o desejo genuíno de contribuir com o bem comum. Não é uma tarefa fácil, pois processos naturalmente envolvem pessoas, mas estou empenhada nisso. Se ainda assim, algum dia gerar algum tipo de conflito, vou buscar discernir, rever minha conduta, criar alternativas, reconhecer e corrigir os meus erros, mas jamais deixar de fazer o que precisa ser feito e entregar o meu melhor. Neste ano, no processo de desenvolvimento de lideranças que participei, usamos muito as palavras CONHECIMENTO, COMPROMISSO e CORAGEM. Concatenando este aprendizado com o de 2015, eu diria que para interromper padrões negativos é preciso conhecer, se comprometer e ser corajoso. Dói, dói MUITO, mas por uma causa maior, vale a pena! Que eu saiba interromper os padrões negativos que ainda tenho (alguns talvez eu ainda nem conheça) e que eu possa levar muita cor aos comportamentos cinzas e detratores que eu encontrar pelo caminho, inclusive os meus, pois estando em constante formação, sei que a cada tempo do meu processo de desenvolvimento, terei uma vulnerabilidade a ser trabalhada/lapidada. Obrigada, Professor Cláudio! O senhor marcou a minha história e coloriu uma fase muito importante e bonita da minha vida, que foi o MBA.