Post by Gonzaga Leal
Cantor
O monólogo que farei sobre Antonin Artaud, é destaque no Jornal do Commercio de hoje, na coluna do jornalista Márcio Bastos, Terceiro Ato. Sou muito grato ao jornalista e ao Jornal do Commercio pela atenção de sempre com o meu trabalho. Isso é o máximo para qualquer artista. Uma das regiões de passagem do monólogo é essa: "Quando Antonin Artaud saiu do hospício em Rodez, houve um espetáculo em sua homenagem no Teatro de Sarah Bernhardt. Não deixaram, porém, contactar diretamente com o público. Reagindo a esta medida que o impedia de divulgar textos escritos no asilo, conseguiu aparecer como figura central de uma conferência que acabaria por ter lugar sete meses mais tarde, no Vieux-Colombier. 'Entretanto, desejoso de chegar a um maior número de pessoas, Artaud tentava que o publicassem num jornal. Com este objetivo, entregou dois textos seus a Maurice Saillet, que se esforçou (em vão) por fazê-lo aparecer no Franc-Tireur e no Combat (publicações que pareciam de tom compatível com o tipo de intervenção de Artaud) mas conseguiu interessar Cyril Connoly (da revista Horizon) pela sua divulgação em língua inglesa.".